A essência de uma economia circular é preservar os recursos naturais, mantendo a qualidade e o valor dos produtos e das suas partes. Para uma economia circular, o melhor é evitar o desperdício que se cria em primeiro lugar. Escolher um pavimento que dure mais de 20 anos é preferível a ter de substituir um pavimento ao fim de alguns anos. Se isso não for possível, ajuda escolher um pavimento que seja fácil de remover. Isto dá uma oportunidade de o reutilizar noutro local ou facilita a reciclagem do pavimento.
As melhorias sustentáveis não se limitam à neutralidade de carbono. Estamos a contribuir para um mundo circular, percorrendo o caminho para fechar o ciclo de vida do Marmoleum em todos os aspectos do seu ciclo de vida. Descubra como fechamos o ciclo de material para o Marmoleum.
A capacidade de renovação dos recursos naturais é a base para a economia circular. Na sua essência, o linóleo é um produto de ciclo biológico, o que significa que as matérias-primas naturais poderiam basicamente ser compostadas e devolvidas à terra como nutrientes para as novas matérias-primas naturais de crescimento rápido. Esta é a única forma de capturar CO2 num produto, evitando a necessidade de compensação. A utilização de materiais reciclados, reciclados (ou seja, cascas de cacau e tal oil) e reutilizados é um princípio de economia circular que já é aplicado no Marmoleum há muito tempo.
Ao conceber de forma diferente o Marmoleum, este torna-se parte de soluções circulares que podem ser rapidamente removidas e substituidas.
O desenvolvimento de um verdadeiro pavimento circular é um projecto de alta prioridade na nossa equipa de inovação.
Nas nossas fábricas de linoleum, a grande maioria dos excedentes de linoleum está a ser reutilizada em produtos de Marmoleum. Outros excedentes valiosos, como resíduos de papel ou de juta, são oferecidos a partes que os reciclam em produtos de grande valor ou socialmente responsáveis.
Pretende-se atingir o nível zero de desperdícios que seguem para aterro e por isso contratamos gestores de resíduos independentes.
Com a logística de cross-docking e a reutilização de materiais como paletes, são aplicados princípios circulares à cadeia de abastecimento de linóleo. A embalagem de Marmoleum é feita de papel renovável e é frequentemente reutilizada como papel de protecção usado durante a instalação.
Durante a instalação, não é necessário fazer qualquer desperdício, pois a Forbo Flooring oferece o serviço "Back to the Floor" em países próximos das nossas fábricas. Os resíduos de instalação são recolhidos e adicionados ao sistema de reciclagem nas nossas instalações, contribuindo para os 40% de conteúdo reciclado do Marmoleum.
Na fase de utilização, o princípio circular mais importante é uma longa vida útil do produto. A principal vantagem do Marmoleum é a sua durabilidade e o seu design intemporal. Para prolongar ainda mais a vida útil, o Marmoleum pode ser renovado e até restaurado para novo com o UV Careshield.
Em fim de vida, o Marmoleum é na sua essência compostável, embora seja uma solução pouco utilizada.
Os projectos de Renoleum foram iniciados desde o início de 2018 e vários conceitos de remanufacturação em fim de vida foram desenvolvidos com parceiros, a partir de pavimentos de linóleo pós-consumo.