Fazendo marmoleum de um piso antigo
De um piso de 20 anos
Atualmente, a circularidade ainda não foi alcançada em larga escala para revestimentos de pisos. As soluções são especialmente limitadas quando o piso é colado à base, o que é o caso da maioria dos pisos resilientes em uso atualmente.
Em 2021, foi iniciado um projeto com a Universidade Técnica de Delft para recuperar 13.000 m2 do antigo Marmoleum que estava instalado na Faculdade de Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação (EEMCS) há mais de 20 anos. O desafio era reciclar totalmente esses pisos em Marmoleum novinho em folha, uma tarefa bastante incomum no mundo do linóleo.
A renovação geralmente é uma questão de demolição e reconstrução, mas o projeto da TU Delft exigia uma abordagem mais delicada. Tanto a base quanto o revestimento do piso precisavam permanecer o mais intactos possível e a contaminação do material tinha que ser evitada. Com um removedor de piso especial, o Marmoleum foi removido de forma rápida e meticulosa.
Os rolos individuais de linóleo removidas, com trinta centímetros de largura e dois milímetros e meio de espessura, foram enroladas e recolhidas em recipientes com rodas.
Uma vez removido do edifício, o piso foi limpo para ficar livre de cola e massa, sendo então triturado. A pureza do material permitiu que as cinzas pudessem ser utilizadas para a indústria cimenteira e cerca de um terço poderia ser reutilizado em linóleo novo, composto por quase 50% de conteúdo reciclado do piso antigo.
Outra parte do linóleo antigo foi moída em pó e usada pela empresa holandesa CooLoo para produzir assentos macios para as áreas de estar dos professores, finalizados com um revestimento feito dos antigos pisos Marmoleum.
Com cada vez mais pisos sendo instalados sem cola, as soluções circulares serão mais fáceis no futuro. Mas, com ou sem cola, tornar-se totalmente circular para pisos antigos ainda exige um fluxo de reciclagem limpo, uma boa cadeia de suprimentos e um método de produção bem pensado e ecologicamente correto.
As condições serão diferentes para cada projeto e sempre precisarão de uma avaliação completa, mas testar métodos diferentes significa que estamos aprendendo constantemente o que significa ser totalmente circular.
Gostaria de ler mais artigos sobre Forbo Flooring e sustentabilidade? Visite nossa página Forbo Stories.
Descubra as histórias da Forbo