Escolha seu país

Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2

Tendências e Design

trendsanddesign

Edição Outubro/2014

Conexão Paris
Durante a feira Maison et Objet em setembro do ano passado, 'Compartilhar e Conectar' foram os principais temas da apresentação do centro de tendências. Uma interpretação literal e direta deste tema é representada nas várias construções de designs de produtos e na criação de novos materiais híbridos.

Embora não haja novidades no horizonte 'Conectar', este é claramente

um conceito multifacetado que se encaixa nos tempos atuais e continua instigando a imaginação de todos. Uma abordagem mais poética e abstrata desse tema pode ser observada em uma instalação onde a natureza se entrelaça com a arquitetura.

Este e muitos outros projetos puderam ser vivenciados durante os meses de agosto e setembro em Paris. Uma maneira maravilhosa de se sentir ainda mais conectado a essa cidade inspiradora.

Centre Pompidou

Conexões imaginárias
'Common Trip', de Roman Ondák, é uma obra de arte feita com a colaboração de pessoas de diferentes idades, profissões e classes, que tenham viajado pouco ou nada.

Ondák descreveu os lugares mais memoráveis que havia visitado e pediu às pessoas que os imaginassem: suas produções são caracterizadas por uma combinação de ingênuas imaginações e ocasionais ousadias que vão além do estereótipo.

TRNDS 10.2014
TRNDS 10.2014

Le Marais

Preparar para conectar
Os preparativos para a 4ª edição da Paris Design Week. A janela da frente de uma loja na área Marais reflete a dinâmica de colaboração e networking.

Palais de Tokyo

Conectando o orgânico ao estrutural

‘Baitogogo' é um trabalho feito especialmente para le Palais de Tokyo. Nesta instalação do artista brasileiro Henrique Oliveira parece que um nó de galhos de árvores antigas e raízes estão crescendo fora de uma estrutura de pilares e vigas.

'A Gordian knot' conecta a arquitetura a uma estrutura com aparência natural. Feito de base de madeira compensada, tiras de laminados quebradas em pedaços menores e cascas como peças grampeadas umas às outras para criar formas de árvores.

TRNDS 10.2014
TRNDS 10.2014

Portobello

A montagem e conexão de 'Lamps a joker', um projeto feito por Carpenter e desenhado por Stephanie Mouflette.

Uma série de luminárias que empregam estruturas de madeira para suspender lâmpadas. Por meio da projeção dos raios de luz em diferentes contextos, Mouflette estudou o comportamento do aparato e explorou diferentes arranjos modulares, o que resultou em dez modelos iniciais desenvolvidos simultaneamente.

Apresentado durante a semana Design no interior da loja Portobello, o conceito do produto fica entre as linhas do modelismo e peças acabadas.

Takt

Conexão entre visão e realidade

''Table" pelo estúdio japonês Takt.

Quatro cadeiras + peças impressas em 3D + uma mesa de favo de mel de papelão. A proposta DIY que possibilita aos usuários alterar os designs existentes.

Componentes impressos em 3D que podem ser usados para transformar a função de um objeto. A partir desta perspectiva, produtos existentes poderiam passar a ser vistos como produtos semi-acabados.

Esta abordagem conceitual amplia as possibilidades da técnica de impressão 3D e rompe a fronteira entre o consumidor e o fabricante.

O projeto foi apresentado no estande de tendências na feira Maison et Objet.

TRNDS 10.2014
TRNDS 10.2014

Meccano Home

Conexões divertidas
Meccano Home: um conceito para mobiliário modular e evolutivo que segue os códigos gráficos da original Meccano, marca de brinquedo infantis. Desde os materiais, cores e sistema de montagem utilizado são iguais aos originais.

Y'a pas le feu au lac

Conexões decorativas
Mesa de café "Les biches" projetada por FX Ballery para o editor francês "Y'a pas le feu au lac".

Uma camada de verniz branco cobre parte da superfície da mesa de madeira maciça, produto apresentado na loja de departamentos BHV Paris durante a semana Design.

FX Ballery

BHV Paris

TRNDS 10.2014
TRNDS 10.2014

Haymann Editions

Conexões incomuns

Este banco com design ondulado foi desenhado por Lucie Koldova and Dan Yeffet. Ele é composto por uma superfície de vidro fundido à mão, interior prateado e o fundo de cortiça.

Beauregard

Conectando o clássico ao contemporâneo

Designers e editores para pisos e paredes transformam padrões tradicionais em um estilo contemporâneo. Isso foi feito para gerar um produto com figuras geométricas combinadas por meio da mistura entre cores e formas clássicas.

Studio Beauregard

TRNDS 10.2014
TRNDS 10.2014

Haymann Editions

Conexões incomuns II

A 'Neon side table' foi projetada por Sebastian Herkner para Editions Haymann.

Herkner foca na criação de objetos e móveis por meio da mistura de diversos contextos culturais e da combinação de novas tecnologias com o artesanato tradicional.

Neste caso, o material do tampo da mesa é um sanduíche de ônix e acrílico. O mármore ônix é colado sobre a placa de acrílico colorida, que depois é moído e lixado em uma espessura específica. O resultado disso é um novo material híbrido com uma estética única de mármore clássico.

Louvre

Conexão de honra

Essa é a vista da nova cobertura do teto da grande galeria Louvre's, projetada por Cy Twombly. Conhecido por suas pinturas abstratas, ele é apenas o terceiro artista contemporâneo a ter a honra de projetar um trabalho permanente para este museu.

TRNDS 10.2014
TRNDS 10.2014

Louis Vuitton

Inspiração do interior de uma loja da Louis Vuitton nos Campos Elísios.

Palais de Tokyo

Conectando linhas do tempo

Na exposição "Aujourd'hui le monde est mort" (Arquivo de uma genética humana perdida), o artista Hiroshi Sugimoto foi palco de um mundo após os seres humanos deixarem de existir.

Uma visão pessoal da história observada a partir do futuro. A exposição é composta por cerca de trinta cenários narrados por diferentes personagens fictícios.

TRNDS 10.2014